O MELHOR DA CONSTRUÇÃO INCLUSIVE NOS PREÇOS

+

DICAS

Dicas de Impermeabilização [+]

Impermeabilizantes

O principal objetivo de um sistema impermeabilizante é garantir estanqueidade à passagem de fluídos e vapores, especialmente a água.

Na construção civil, impermeabilização é sinônimo de prevenção e economia. Aplicado adequadamente, o impermeabilizante proporciona maior durabilidade às superfícies tratadas, reduzindo a freqüência de manutenção e dificultando o surgimento de bolores e fungos prejudiciais à saúde humana.

É preciso impermeabilizar todas as áreas passíveis de contato com água, tais como cozinhas, banheiros, lajes, piscinas, reservatórios de água, muros de arrimo, varandas, jardineiras e etc. E, para garantir um resultado eficaz, é fundamental que os produtos sejam aplicados por profissionais qualificados.

" A falha da impermeabilização nas edificações, ou a falta dela, acelera problemas e mexe no bolso de proprietários e inquilinos de imóveis. Isto acontece porquê, apesar de constar de obrigatoriedade de diversas leis, federais, estaduais e municipais, a maioria das pessoas desconhece o assunto.

Além disso, por diversos motivos, grande parte do pessoal envolvido, seja proprietário de empreendimento, seja pessoal técnico, ignora o tema, que deveria ser abordado em projeto específico de impermeabilização, durante a elaboração dos projetos complementares e do detalhamento do projeto arquitetônico executivo.


Quais os impermeabilizantes mais indicados para construção e reforma?

Cada área requer um tipo de impermeabilização, de acordo com as suas características. Nunca use o mesmo material como remédio para todos os males. Também não acredite em milagres, e consulte um especialista.


Porque impermeabilizante é um produto essencial para garantir a segurança, o futuro e o conforto de uma obra?

Porque a impermeabilização protegerá sua obra contra todo e qualquer tipo de umidade e infiltração.


O que acontece com a obra, se não for aplicado um impermeabilizante nas áreas de maior umidade ou sujeitas a infiltrações ?

A água penetra em todos os locais, sem exceção. E sua presença gera umidade e problemas nos materiais usados na construção, causando sérios prejuízos aos usuários. Os prejuízos podem ser estéticos, como manchas na pintura, pisos soltos, revestimentos descascados; financeiros, como a desvalorização do patrimônio; problemas de saúde ao usuário, provocados pelo mofo, bolor etc.; e até de segurança, como oxidação das estruturas de proteção, batentes de janelas e portas. 


O que devo observar na loja, quanto à exposição do produto, embalagem, informações do vendedor e preço?

Os produtos devem ser acondicionados em embalagens práticas, que facilitem a estocagem, transporte e manuseio. Devem conter todas as informações referentes à finalidade do produto, composição química, forma de aplicação, incluindo preparo da superfície, consumos ou rendimento e informações sobre segurança.


O que pode acontecer, em minha construção, se eu não usar o impermeabilizante correto ?

Num primeiro momento, as infiltrações e a umidade causarão um sério desconforto com goteiras, manchas na pintura etc. Na evolução do processo, as infiltrações se alastram e passam a danificar tudo o que estiver em seu caminho, como a pintura, argamassa, revestimentos, móveis, entre tantos outros elementos usados na decoração e construção do imóvel. Nos casos mais críticos, a falta da impermeabilização pode comprometer a segurança e a estabilidade das edificações.


Quais os problemas mais comuns, que um bom impermeabilizante é capaz de evitar?

Infiltrações, causadas pela atuação da água empossada em lajes; ou causadas pela água que cria pressão positiva, ou seja, aquela que permanece parada em tanques, reservatórios, caixas d’água, piscinas etc; umidade de solo que transmite esta umidade para muros, paredes e pisos em contato direto com a terra e os problemas causados pela água sob pressão negativa, aquela que cria infiltrações e inundações, provocadas pela presença de lençol freático. Na construção, os prejuízos serão sempre os mesmos: danos nas paredes, manchas na pintura, mofo, bolor, umidade, prejuízos entre os materiais de acabamento e móveis destruídos.

 
VOLTAR
COLORADO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO © 2016