O MELHOR DA CONSTRUÇÃO INCLUSIVE NOS PREÇOS

+

DICAS

Dicas Cimento e Concreto [+]

Cimento e Concreto

Os vários tipos de cimento são indicados para compor argamassas e concretos de acordo com as necessidades de cada caso. Além disso, pode-se modificar suas características aumentando ou diminuindo a quantidade de água e cimento, e dos demais componentes: agregados (areia, pedra britada, cascalho etc.). É possível usar ainda aditivos químicos, a fim de reduzir certas influências ou aumentar o efeito de outras, quando desejado ou necessário.

A dosagem dos componentes do concreto e da argamassa é conhecida também por “traço”. Portanto, como numa receita de bolo, é importante encontrar a dosagem ideal a partir do tipo de cimento e agregados escolhidos para estabelecer uma composição que dê o melhor resultado com o menor custo. A dosagem deve obedecer a métodos racionais, comprovados na prática, e que respeitem as normas técnicas vigentes.

Mas não basta ter o traço e a dosagem ideais. A etapa de execução é fundamental para a obtenção de um bom concreto e de uma boa argamassa. Se os processos de adensamento e cura forem mal executados, acabam surgindo patologias, tais como baixa resistência, trincas e fissuras, corrosão das armaduras, entre outras. O bom adensamento é obtido por vibração adequada, especificada em norma. Já para obter uma cura correta é importante manter as argamassas e os concretos úmidos após a pega, molhando-os com uma mangueira ou com um regador, ou então cobrindo-os com sacos molhados (de aniagem ou do próprio cimento), de modo a impedir a evaporação da água por ação do vento e do calor do sol, durante um período mínimo de sete dias, ou ainda adotando-se o uso de agentes químicos de cura.

Os diferentes tipos de cimentos normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido de algarismos romanos I a V, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40. Estas apontam os valores mínimos de resistência à compressão (expressos em megapascal - MPa), garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.

Exemplo:
Nome Técnico: Cimento Portland de Alto-Forno
Sigla: CP III
Classe: 32 (expressa a resistência à compressão do cimento aos 28 dias)
Tipo: CP III-32

Concreto é um material resultante da mistura íntima e proporcionada de um aglomerante (cimento), agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e água. É o material mais importante da construção civil, onde tem inúmeras aplicações: estruturas, pavimentos, paredes, fundações, barragens, reservatórios, etc.

Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, a saber: dosagem, mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura. Por isso são estudadas propriedades do concreto fresco que influem nas propriedades do concreto endurecido.


O que é a cura do concreto?

É o conjunto de medidas que devem ser tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada no concreto aplicado. Esta água é essencial para a hidratação do cimento.


Quais os tipos de cura?

A cura pode ser feita dos seguintes modos: a) Manter as peças imersas em água b) Molhar continuamente as peças com dispositivos apropriados c) Cobrir as peças com sacos de aniagem mantidos sempre úmidos d) Manter as peças nas fôrmas e) Aplicar membrana ou pintura de proteção.


Qual o tempo de cura?

O tempo de duração da cura depende das condições ambientais locais (temperatura, umidade, ventos, etc.), da composição do concreto e da agressividade do meio-ambiente durante o uso (esgoto, contato com água do mar, etc.). A tabela apresenta o tempo mínimo de cura recomendado em função do tipo de cimento usado e da relação água/cimento (a/c) empregados.


O que significam as siglas de cada tipo de cimento?

Existem 5 tipos de cimento Portland: CPI, CPII, CPIII, CPIV e CP V. Confira o que significam as siglas. CPI: composto de gesso e clinquer; CPI S: tem uma pequena adição de filler, ou escória, ou pozolana; CPII E: o principal aditivo é a escória. CPII F: o principal aditivo é o filler. CPII Z: o principal aditivo é a pozolana. CPIII (antigo CPAF): caracteriza-se por conter de 34% a 70% de escória. CPIV: caracteriza-se por possuir de 24% a 48% de pozolana. CPV ARI: caracteriza-se por possuir de 95% a 100% de clinquer, e possui uma Alta Resistência Inical.


O que é concreto?

É a mistura de cimento, areia, água e brita.


O que é concreto armado?

É quando o concreto comum é adicionado de vigas de aço.


O que significa a sigla MPa

Mega Pascal (MPa) é a medida de resistência utilizada para o cimento. Como unidade de conversão utiliza-se a igualdade: 01mpa = 10 kgf/cm². Na prática, por exemplo, isso significa que um cimento que possui 32 mpa resiste a até 320 kgf por cm².


O que significa a sigla ARI

É usada a sigla ARI para cimentos que apresentam Alta Resistência Inical, ou seja, que apresentam uma resistência muito maior que os demais cimentos logo nos primeiros dias.


O que significa a sigla RS

Esta sigla é utilizada para cimentos que apresentam Resistência a ataques por Sulfatos.


O que significa a sigla CP AF?

É a antiga nomenclatura para a atual CP III.


Qual é a validade do cimento?

Tanto o cimento cinza quanto o cimento branco, podem ser armazenados durante 03 (três) meses, em local fechado, coberto e seco.


Como posso evitar que meu cimento empedre (cimento hidratado)?

O empedramento do cimento ocorre principalmente devido à umidade. Para evitar a umidade, e assim o empedramento, os sacos devem ser estocados sobre estrados de madeira, plástico ou lonas em pilhas de no máximo 10 (dez) sacos, sendo que estes devem estar distanciados 30 cm da parede. É interessante ainda utilizar os sacos de cimento obedecendo a ordem de entrega ou de compra, ou seja, nunca misturando no estoque cimentos com datas de compra diferentes, utilizando sempre o cimento mais antigo primeiro.


É possível utilizar o cimento empedrado (hidratado)?

Sim, porém com algumas observações importantes. É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento. Mesmo assim, o cimento que passar pela peneiragem SÓ DEVERÁ SER UTILIZADO EM SERVIÇOS QUE NÃO TENHAM FUNÇÃO ESTRUTURAL.


A cor do cimento (mais claro ou mais escuro) interfere de alguma maneira na resistência que o material oferece?

Não, a coloração do cimento muda apenas em função da matéria prima utilizada e não interfere em nada na resistência oferecida pelo produto.


O que é escória?

Escória é um dos subprodutos da indústria siderúrgica. A principal característica físico-química deste material é a de servir como ligante de cimento quando devidamente moído e ativado. A escória é um aditivo do cimento Portland e a sua proporção em relação ao clinquer determina o tipo de cimento.


O que é o Piso Terrazzo?

Em arquitetura, chama-se terrazzo todo piso fundido no próprio local de aplicação, feito à base de cimento em composição com outros materiais como mármore, granito, aditivos e agregados especiais.

 
VOLTAR
COLORADO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO © 2016