O MELHOR DA CONSTRUÇÃO INCLUSIVE NOS PREÇOS

+

DICAS

Dicas de Elétrica [+]

Economia de Energia

Circuitos e cabos
A divisão da instalação elétrica em circuitos e o dimensionamento correto dos cabos faz com que se diminua a perda de energia elétrica pelos condutores.

Aproveitando a luz do exterior
Uma casa com bastante área de aberturas e vidros, economiza energia elétrica e seus ambientes são mais agradáveis.

Lâmpadas - Índice de reprodução de cores
Cada tipo de lâmpada é desenvolvido para um uso específico. Por exemplo: as lâmpadas fluorescentes em geral têm um índice de reprodução de cores baixo. Dentre as lâmpadas fluorescentes a de cor Super 84 é a que tem o melhor índice. As lâmpadas tipo PAR apresentam os maiores índices, porém seu rendimento luminoso é menor o que acarreta maior consumo de energia.

Economia de energia - Janelas e portas
O uso de janelas e portas com vidros duplos proporciona uma economia de energia, em particular com a diminuição do tempo de uso de equipamentos como ar condicionado, aquecedores e ventiladores.

Isto se dá porque o vidro duplo isola a área interna e mantém as condições de temperatura e umidade agradáveis por mais tempo.


Regras de eletricidade

Desligue sempre a chave geral antes de qualquer reparo no circuito elétrico;
Leia sempre as instruções de instalação quanto encontrá-la na embalagem;
Desconecte os plugues durante manuntenção dos equipamentos;
Não toque em fios desencapados, terminais de tomdas ou interruptores com a corrente ligada;
No caso de dúvidas ou dificuldades, busque auxílio de profissionais qualificados.


Como fazer emendas elétricas com conector Nylbloc?

1. Os conectores Nylbloc; evitam perda de energia elétrica e consumo desnecessário quando dimensionados e instalados corretamente para os fios.

2. Descasque as pontas dos fios que pretende unir.

3. Destaque da barra Nylbloc (figura 1) a quantidade necessária de conectores e insira os fios em cada um dos bornes do conector.

4. Aperte os parafusos dos bornes.


O risco de choque elétrico em quadro de distribuição pode ser evitado!

O quadro de distribuição é o coração da instalação elétrica. Por ele passará toda a energia a ser distribuída pela instalação. Portanto, se o quadro de distribuição não tiver determinadas proteções, o usuário ao manuseá-lo correrá o risco de tomar um choque elétrico.

Solução:

Adquirir e instalar um quadro de distribuição que possua:

Porta externa e uma " barreira " interna de modo a impedir que o usuário venha a tocar alguma parte energizada, evitando o choque elétrico.
" Aterramento " das partes metálicas do invólucro (caixa, placa de montagem, estruturas,...), através do condutor de proteção (aterramento) da instalação elétrica.
Importante:

Ao final da execução dos serviços de instalações elétricas, sugerimos que você, ou um profissional habilitado (eletricista) deverá colocar no interior do quadro (ex: colar no lado interno da porta) a Relação de Circuitos, identificando o dispositivo de proteção (ex: disjuntor) e o local e pontos (iluminação, tomadas,...) que são abrangidos por aquele dispositivo e circuito.

Use sempre produtos conforme as normas técnicas da ABNT.


Cuidados básicos

  • Aparelhos elétricos no banheiro são um grande risco. Utilize apenas rádios, secadores e barbeadores a pilha.
  • Se for fazer qualquer conserto elétrico, desligue o disjuntor ou a chave geral.
  • Nunca desligar um aparelho (aspirador, rádio, liquidificador, etc.) puxando pelo fio... até a tomada saltar da parede, pois poderá romper-se e causar curto-circuito, queimando o aparelho.
  • Não deixe que crianças mexam em aparelhos ligados ou toquem nos fios.
  • Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.
  • Nunca conserte ou ligue aparelhos elétricos com as mãos ou corpo molhados.
  • Não mexa em eletricidade pisando em chão úmido, e muito menos descalço.
  • Com água, o risco de choque é muito maior.
  • Energia elétrica e água ( poça, banheira, piscina, chão molhado, chuva.) não combinam !
  • Não use aparelhos com fios desencapados ou danificados. Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas. É um desperdício de energia que aumenta a sua conta de energia elétrica e pode provocar um incêndio.
  • Nunca mude a chave liga/desliga ou inverno/verão com o chuveiro elétrico ligado, feche a torneira antes.
  • Antes de ligar um aparelho novo, leia as instruções do fabricante.
  • Nunca mexa na parte interna de uma TV, mesmo que ela esteja desligada. Uma forte carga elétrica fica acumulada em algumas partes do aparelho.
  • Se algum eletrodoméstico dá choques sempre que você encosta nas partes metálicas, alguma coisa está errada. Chame um eletricista urgente para consertar ou retire o aparelho de uso.
  • Nunca ponha objetos metálicos, como garfos e facas, dentro de aparelhos elétricos ligados em tomadas.
  • Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.
  • Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes.


Filtros de linha, estabilizadores e nobreak

São utilizados em computadores e equipamentos eletrônicos que necessitem de um fornecimento de energia ininterruptível e estável. Também é possível proteger os equipamentos ligados à rede telefônica.

Filtro de Linha

O filtro de linha atenua as impurezas provenientes da rede elétrica, tais como interferência eletromagnética (EMI) e de rádio freqüência (RFI), protegendo os equipamentos contra ruídos. Alguns filtros de linha também apresentam proteção contra surtos de tensão, pois possuem um componente chamado "varistor", responsável por esta proteção. Outros modelos oferecem ainda proteção para linha telefônica e antena (TV/FM).

Estabilizador

O estabilizador corrige a tensão que recebe da rede elétrica e a fornece estabilizada aos equipamentos, protegendo-os desta forma contra sub/sobretensão. Alguns estabilizadores incorporam o filtro de linha e varistor, tornando-os eficientes também contra os ruídos e surtos de tensão.

Existe uma grande variedade de modelos de diversas potências. Os de alta potência, por exemplo, fornecem uma alimentação às cargas mesmo em condições de falha interna ou sobrecarga do equipamento, o que os tornam mais indicados para missões críticas.

Nobreak

A principal função do Nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Isto é possível graças à utilização de baterias, que podem gerar até várias horas de autonomia, dependendo da configuração do No Break.

A maioria dos Nobreaks incorporam, entre outras características, o filtro de linha e o estabilizador, tornando-o eficiente contra as principais anomalias provenientes da rede elétrica (ruídos, surtos de tensão, sub e sobretensão).

Existem Nobreaks de baixa, média e alta potência. Os Nobreaks de baixa potência, por exemplo, fornecem autonomia de aproximadamente 15 minutos, suficiente para permitir ao usuário fechar todos os arquivos com segurança.

 
VOLTAR
COLORADO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO © 2016