O MELHOR DA CONSTRUÇÃO INCLUSIVE NOS PREÇOS

+

DICAS

Dicas de Iluminação [+]

Iluminação no Ambiente de Televisão

Atualmente, muitas pessoas passam várias horas em frente ao aparelho de televisão. Uma iluminação inadequada pode prejudicar a visão através do esforço desnecessário causado pela iluminação errada. Alguns conselhos para que seu entretenimento seja saudável:

  • Verifique se não há nenhuma luz refletida na tela;
  • Mantenha o ambiente suavemente iluminado, De preferência a parede de trás ou em volta do aparelho;
  • Mantenha uma distância mínima de 1,5 m da tela do televisor.


Iluminação Direta ou Indireta

A iluminação sempre pode ser de maneira direta ou indireta, veja cada situação:

Direta: é dirigida diretamente para o alvo a ser iluminado. Pode ser implementada com spots, luminárias de mesa, abajures, entre outros. Lembre-se que quanto maior a distancia entre a fonte e o objeto a ser iluminado, menor é a intensidade da iluminação e maior é a área atingida pelos raios de luz.

Indireta: ilumina o ambiente como um todo. Como não tem um foco dirigido, é uma luz de ambientação. Uma iluminação pode conter focos de luz diretos e indiretos num mesmo ambiente. Os primeiros sobre objetos específicos, fazendo com que estes objetos sejam realçados e ambientados com luzes indiretas.


Conceitos de Eficiência e Economia com Luz

Provavelmente estas não são as primeiras palavras que vêm a sua mente quando você pensa em comprar lâmpadas para iluminar sua casa .
Geralmente você está pensando em beleza e destaque para sua decoração ou ainda em deixar a casa clara e bem iluminada.

Eficiência

A eficiência de uma lâmpada é a maneira como ela consome energia elétrica. Nas lâmpadas incandescentes e halógenas, 80% da energia utilizada é transformada em calor e apenas 15% gera luz. Toda esta energia transformada em calor é lançada no ambiente, causando aumento da temperatura e desconforto.

As lâmpadas fluorescentes e as fluorescentes compactas (Energy Saver - economizadoras de energia) tem outra maneira de funcionar, produzindo mais luz e emitindo pouco calor.
Então, podemos dizer que uma lâmpada é mais eficiente à medida que a maior parte da energia consumida por ela é destinada à produção de luz.

Utilize em luminárias embutidas ou spots as lâmpadas incandescentes refletoras (SYLVASPOT), que possuem o facho de luz dirigido, com maior aproveitamento da luz produzida e direcionando o calor gerado para o facho de luz, não causando superaquecimento na luminária.
Outra opção seria utilizar lâmpadas fluorescentes compactas sem o reator integrado, para melhor aproveitamento físico da luz produzida, ficando sobre o forro, o reator.

Economia

Pinte o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando assim energia elétrica.

Estima-se que a iluminação seja responsável por uma pequena parcela do consumo de energia do lar (entre 10% e 20%).

Porém esta parcela pode ser ainda mais reduzida com a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de alta tecnologia. Isso sem nenhum prejuízo no nível de iluminação e com uma série de benefícios, como por exemplo: a redução do volume de calor lançado no ambiente e a diminuição da troca de lâmpadas, pois elas além da economia no consumo, têm a vida útil maior que as lâmpadas incandescentes.


Quantos Kw consome uma lâmpada por hora?

Basta dividir a potência da lâmpada por 1000 que terá o consumo em 1 hora de uso.


Economia de Energia

• Não deixe luxes acesas em cômodos sem ninguém

• Limpe regularmente as luminárias e as lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

• Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares nos locais em que elas fiquem acesas mais de 3horas por dia. Além de consumir menos energia elas duram cerca de 6 a 10 vezes mais que as incandescentes.

• Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

• Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais e outros, para ter mais conforto e economia.
• Coloque mesas, lugares de leitura ou trabalho perto das janelas.

• Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.

• Pinte de cores claras as paredes internas e o teto de sua casa, assim você poderá utilizar lâmpadas de menor potência para iluminar os ambientes.

• Antes de comprar, pesquise pela internet. Procure as sugestões de sites dos fabricantes, para que possa saber mais sobre uso, instalação, consumo e potência.

• No momento da aquisição de um novo aparelho de iluminação exija o Selo Procel de Economia de Energia, dando preferência aos mais econômicos.

• Em sua próxima compra, verifique e prefira lâmpadas de alta eficiência luminosa (Lm/W), ou seja, lâmpadas que produzem mais luz com menor consumo de energia elétrica


Substituições Econômicas

Uma lâmpada incandescente de 150 watts por uma fluorescente de 40 watts pois ela é bem mais econômica e ainda ilumina mais.
Uma lâmpada a mista de 250 watts por uma vapor de mercúrio de 125 watts, ela irá iluminar mais.
Uma lâmpada fluorescente compacta de 13 watts por uma incandescente de 60 watts, elas produzem a mesma iluminação.


Utilizar lâmpada de 220V na tensão 110V economiza energia?

Para qualquer lâmpada Incandescente, a saída de luz, potência e a vida dependem da tensão na qual a lâmpada é operada.

Não você não estará economizando energia, pelo contrário, o resultado final seria menos luz e custo mais alto.

Concluindo, se a preocupação é APENAS com o consumo de energia, estaríamos gastando 26W, para ter a luz de uma lâmpada de 15W, ou seja estaríamos desperdiçando cerca de 11W. Ou seja, se o nível de iluminação está adequado às suas necessidades e a lâmpada está em local de fácil acesso, poderá economizar muito mais trocando a lâmpada de 60W 220V para uma de 15W 127V.

Evidentemente, trocando por uma fluorescente compacta de 7W irá obter mais luz e economizará ainda mais.


A escolha da lâmpada

Para uma melhor escolha da lâmpada na hora da compra verifique a tonalidade ou a temperatura de cor.

A lâmpada poderá possuir temperatura de cor que basicamente são de:

o 6.500K (aparência de cor FRIA, branca-azulada).
Lâmpadas com aparência de cor azulada, passam a sensação de ambiente frio, dinâmico e limpo. Indicado para locais como: cozinha, banheiros, ambientes hospitalares e outros.

o 4.000K (aparência de cor NEUTRA, branca-neutra).
Lâmpadas com aparência de cor branca, iluminam o ambiente de forma natural, sem influenciar na aparência de cor do local.

o 2.000K (aparência de cor QUENTE, branca-amarelada).
Lâmpadas com aparência de cor branca-amarelada, passam a sensação de ambiente quente, aconchegante e calmo. Indicado para locais como: sala de estar, quartos, hall e outros.

 
VOLTAR
COLORADO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO © 2016